HOME > CENTRO DE VIDEOS  
Esportes
Saúde
Suplementos
Eventos
Produtos
Musculação
Ciclismo - Benefícios e Dicas
Exibições: 245943
Data de inclusão: 23/11/2007
Incorporar:
Envie esta página a um amigo
Ajuda
Vídeos Relacionados

TRANSCRIÇÃO:

O ciclismo é um esporte prático, fácil e que te coloca em forma. Além disso ele possui diversas modalidades. Seja na rua, na ergométrica ou no spinning ele vem trazendo inúmeros adeptos.

LAERTE SAPUCAHY - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: “Atividade não é por uma estação, não é pro verão, não é para um final de semana, então a gente tem que ter consciência que a gente não vai de uma forma saudável emagrecer por um final de semana.”

Pedalar te dá disposição e vontade, mas não esqueça que esporter não é para um dia e sim para a vida toda. Então siga os conselhos do Dr. Luiz Fernando.

LUIZ FERNANDO DE MEDEIROS - ORTOPEDISTA: “Primeira dica é faça exercício, mexa-se, pratique um esporte seja ele qual for. Segundo se você vai praticar exercício ou esporte obviamente consulte seu médico, consulte o seu ortopedista, procure o profissional que faça um planejamento do seu treinamento. Isso também obvio que é importante, equipamento é uma coisa importante. Quando eu falo equipamente obviamente eu falo em tênis adequado, em roupas adequadas, em material adequado. Alongue-se antes de todo e qualquer exercício seja o ciclismo ou seja a corrida, o alongamento é uma chave para manutenção do seu sucesso e finalmente faça exercícios.”

Então se você quer dar aquela secada pedale sim, mas não se esqueça que a postura é muito importante.

LUIZ FERNANDO DE MEDEIROS - ORTOPEDISTA: “Você deve evitar uma flexão forçada acima de noventa graus do joelho, deve evitar uma extenção forçada próxima de zero grau do joelho, ta certo. A posição em relação ao banco, não ficar nem muito alto nem muito baixo, o guidon não deve ficar tão distante pra evitar que você faça uma flexão forçada da coluna basicamente estes cuidados serão suficientes para manter a sua forma e sem judiar, sem prejudicar as suas articulações e a sua coluna.”

Mas é claro que pedalar ao ar livre é gostoso, agradável e faz você apreciar toda beleza natural que a cidade oferece, porém não deixe de tomar alguns cuidados.

LAERTE SAPUCAHY - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: “Saber se a bicicleta está em condições porque a gente vê que está aqui na praia passa uma pessoa na bicicleta do filho, a bicicleta é muito pequena pro tamanho da pessoa, ou então a pessoa está um pouco acima do peso e não colocou um banquinho, não colocou uma bermuda adequada, então tudo aquilo vai julgar contra o melhor desencolvimento não só do lazer mas também do aprimoramento físico dessa pessoa.”

Como já falamos o ciclismo tem algumas variedades e uma delas é o spinning que foi criado em 1995 nos Estados Unidos pelo sulafricano Jonatan Gutembertg, mais conhecido como Johnny G. Isso para atender suas necessidades de treinamento sem ser afetado pelas condições climáticas, e para ficar mais próximo de sua mulher que estava grávida.

LAERTE SAPUCAHY - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: “Ele desenvolveu essa bicicleta na sua própria garagem para poder aprimorar os treinamentos, ele passou a obter mais sucesso na prova que ele tava treinando, quando ele passo a ter um controle maior das intensidades físicas, monitoramento cardíaco uma empresa se interessou pelo projeto dele, começou a monitorar a intensidade de esforço e começou a ser comercializada”

A prática do spinning traz para dentro das academias condições perfeitas para o seu treino, além de chamar aqueles preguiçosos que precisam de alguém para estimular.

POVO FALA 
1 – “Você numa aula com bastante gente você acaba tendo mais força, você acaba queimando mais do que você treinando sozinha”
2 – “O lado motivacional, o lado de você se concentrar mais o lado de você estar focado em uma atividade”
3 – “Além de ser um fator de integração social muito grande, você consegue benefícios e uma motivação maior quando você está treinando em grupo a você estar treinando sozinho”

Já que estamos falando de ciclismo é bom desmentir aquela história que fazer esta atividade todos os dias traz problemas aos joelhos.

LUIZ FERNANDO DE MEDEIROS - ORTOPEDISTA: “Não há nenhuma base pra você afirmar que você poderia trazer um grande prejuízo ou um pequeno prejuízo para o seu joelho em relação ao ciclismo. Você pode ter alguma dor na coluna, alguma dor em relação ao cóxis por ficar muito tempo sentado, mas em relação ao joelho jamais isso realmente me parece muito mais um mito do que outra coisa qualquer até porque se você pensar, uma das formas de você recuperar joelhos operados, uma das formas de você ganhar musculatura da coxa para não sobrecarregar o joelho é justamente você trabalhar na bicicleta”

Você pode pedalar na rua, na ergométrica ou no spinning. O importante é se exercitar. Acho que agora você ficou com vontade de pedalar, pois deixe essa preguiça de lado e boa sorte.