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Caminhada - Benefícios e Dicas
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Data de inclusão: 23/11/2007
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TRANSCRIÇÃO:

Andar é um ato essencial na vida do ser humano. As pessoas caminham para lá e para cá, indo ao trabalho, voltando para casa, mas andar também é um esporte agradável, eficiente e que atrai muitos praticantes.

POVO FALA: 
1 – “Porque é bom pra saúde né, é saudável, pra você começar o dia não tem nada melhor”
2 – “Porque é bom pra saúde, porque é maravilhoso, melhora tudo, todas as nossas doenças vão embora, é com muita satisfação que eu ando, eu tenho que
caminhar, se eu não caminhar eu não me sinto bem”
3 – “Pro coração, pra respiração, pra pele, pro humor, todos os benefícios”
4 – “Eu pratico caminhada porque é um esporte de baixo impacto e eu preciso perder peso antes de partir pra um exercício mais intenso”

A caminhada é um esporte fácil, barato, e que pode ser praticado em diversos lugares. É uma ótima opção para quem está iniciando nos esportes. Mesmo assim, a orientação de um profissional é muito importante.

DRA. ANA CRISTINA - CARDIOLOGISTA: “É muito importante que você faça uma avaliação cardiovascular com um teste ergométrico, com eletro, com exames laboratoriais para que ele possa ser liberado pelo cardiologista para caminhar.”

Seja na rua ou na academia, se praticado corretamente, o esporte traz vários benefícios a saúde.

DRA. ANA CRISTINA - CARDIOLOGISTA: “A caminhada é muito importante pra saúde porque com a caminhada você tem um ganho de saúde importante no seguinte sentido. Você melhora toda sua massa muscular, com isso você previne quebras, osteoporose no futuro, você diminui ou deixa de ganhar massa de gordura, melhora sua musculatura e com isso evita várias doenças, principalmente eventos cardiovasculares. Sabe-se hoje que os eventos cardiovasculares são os que mais matam no mundo.”

PROFESSOR MARCOS FORTES: “O sedentarismo hoje é o maior fator de risco isolado pra saúde da população, portanto a caminhada traz diversos benefícios dentre elas a melhora da condição cardiovascular, a perda de peso, a melhora da massa magra que é a massa muscular, a melhora da densidade óssea, portanto tem diversos benefícios associados à caminhada.” 

Para ter um melhor aproveitamento é preciso relaxar o corpo, balançar os braços mantendo os ombros para traz e levantar a cabeça deixando o peito estufado. O professor Marcos demonstra a postura ideal.

PROFESSOR MARCOS FORTES: “A postura é mais ou menos essa que ela está fazendo aqui, nós podemos observar que ela caminha entrando com os calcanhares primeiro no chão, o impacto é absorvido pela esteira, não há um movimento da báscula do quadril lateral, quer dizer o quadril está alinhado, os braços soltos e o ombro também alinhado, portanto esse tipo de caminhada é o tipo de caminhada ideal. Ela está caminhando à 5 km/h que é a velocidade que as pessoas escolhem por ser mais confortável e mais fácil de ser realizado. Então portanto essa é uma maneira ideal de se caminhar na esteira.” 

A caminhada além de ser um esporte de baixo impacto traz menos riscos de lesões que uma corrida, mas apesar de ser constantemente indicada pra quem está com alguns quilinhos a mais é preciso tomar alguns cuidados.

PROFESSOR MARCOS FORTES: “Nós temos que prestar atenção em algumas características básicas do obeso. O obeso comparando com a pessoa normal ele sofre muito de doenças articulares, portanto em estudos comparativos em pessoas com excesso de peso, obesos e magros, os arpejos que são os dedos dos pés e o arco plantar. Eles sofrem dores com a prática da caminhada, então as caminhadas mais curtas associadas a um treino de musculação é muito indicado para pessoas com excesso de peso, evitar as caminhadas longas e em chão muito duro. O ideal é que se caminhe em uma esteira.”

Agora fica um recado para os espertinhos de plantão. Se você acha que aquela caminhada até o ponto de ônibus ou no trabalho serve como exercício, não é bem assim.

DRA. ANA CRISTINA - CARDIOLOGISTA: “É obvio que você fazer esse tipo de caminhada. Vou até o ponto ou vou ao shopping passear pra ver vitrine é melhor do que você estar numa posição sentada, você passa a ser um pouquinho menos sedentário, mas o ideal de uma caminhada é você sair para caminhar e ter aquele período de caminhar sem parar, não é caminha para, caminha para, como fazemos no shopping. Veja bem, eu repito, é melhor do que estar sentado, mas como exercício efetivo o ideal é você manter a caminhada constante.” 

O ideal é que uma pessoa caminha vinte minutos por dia numa velocidade mínima de cem metros por minuto. Então não fique aí parado, calce o tênis, alongue-se e pé na estrada, digo na pista.