Batimento Cardíaco se refere ao número de vezes que o seu coração bate por minuto. Para maximizar os efeitos benéficos da atividade física, você deve elevar seu batimento cardíaco a um certo nível chamado de Batimento Cardíaco Alvo. Geralmente isso ocorre entre 65% e 80% de sua taxa de batimento cardíaco máxima.

Se exercitar no seu batimento cardiaco alvo irá te ajudar a reduzir a gordura corporal, melhorar a resistência e fortalecer pulmões e coração.

Se você é sedentário, o médico às vezes pode recomendar que você comece a se exercitar a um nível um pouco mais baixo, cerca de 50%. Você pode incrementar gradualmente até passar a se exercitar na zona alvo.

Não é recomendado se exercitar acima de 85% de sua taxa de batimento cardíaco máxima já que isso aumenta os riscos cardiovasculares e ortopédicos sem trazer benefícios adicionais do exercício.

Para saber se você está se exercitando na zona alvo, pare o exercício e conte seus batimentos por 15 segundos e depois multiplique por 4. Porém, o mais acurado e prático é usar um relógio monitor cardíaco que constantemente lhe informa seu batimento durante todo o exercício e você ainda pode ajustá-lo para te avisar se você cair abaixo do limite mínimo ou ultrapassar o limite máximo da zona alvo. Se estiver abaixo você deve aumentar o ritmo, se estiver acima você deve diminuir o ritmo.

Se você tiver interesse em passar a monitorar seu exercício, vale a pena dar uma olhada na seção de monitores cardíacos. São muitas opções com diferentes funcionalidades.