Vitamina B6

(Informações e Dicas)

A vitamina B6 desempenha um papel fundamental na conversão da proteína que é consumida em aminoácidos formadores de músculos. Além disso, ela ajuda a manter a disponibilidade de energia e a formação de importantes neurotransmissores (como a serotonina) e na manutenção de um sistema imunológico saudável. É um importante precursor para a manutenção do bem-estar físico e mental.

Principalmente por causa do seu papel no metabolismo da proteína, praticantes de atividades físicas e esportistas que desejam aumentar a massa muscular, por meio do consumo de uma dieta rica em proteínas, podem se beneficiar muito se mantiverem níveis adequados de vitamina B6.

O impacto que a vitamina B6 tem nos níveis positivos de neurotransmissores, especialmente de dopamina e de epinefrina, não deve ser menosprezado, pois toda performance é originada da mente. Todos os praticantes de atividades físicas e esportistas se beneficiam nesse aspecto, do consumo de vitamina B6.

A vitamina B6 ajuda na formação de vários neurotransmissores, e por isso é um nutriente essencial para a regulação dos processos mentais e, possivelmente, do humor. Alguns médicos defendem a alimentação como fonte exclusiva de vitamina B6. Outros médicos acreditam que a maioria das dietas não fornecem os níveis adequados dessa vitamina. Pessoas com problemas no fígado possuem um maior risco de deficiência dessa vitamina, assim como alcoólatras, idosos, mulheres que tomam contraceptivos orais e pessoas com síndrome de fadiga crônica.

Como a vitamina B6 aumenta a biodisponibilidade do magnésio, estes nutrientes muitas vezes são ingeridos juntos.

Pode-se obter a vitamina B6 por meio do consumo de alimentos ricos nesta substância, dentre os quais se destacam a batata com pele, banana, peito de frango, espinafre, tomate, abacate, salmão, atum, farelo de trigo, amendoim, dentre outros. Pode-se ainda obter a vitamina B6 por intermédio da suplementação. A vitamina B6 é mais comumente suplementada como parte de um complexo B, no entanto, também pode ser consumida através um suplemento puro em B6.

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: