Testosterona

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo. Ele é o principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular e à diminuição da gordura corporal.

A quantidade de testosterona no corpo é um fator limitante para o ganho de massa muscular porque não é possível ganhar mais massa muscular se os níveis de testosterona não estão equilibrados. A testosterona, apesar de ser um “hormônio masculino”, é encontrado tanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor.

Níveis baixos de testosterona limitam o ganho de massa muscular. Atletas que fazem uso de testosterona sintética (os chamados "esteróides anabolizantes") têm um crescimento muscular rápido, pois esse fator limitante acaba. Contudo os efeitos colaterais do consumo de "esteróides anabolizantes" são graves e não justificam os benefícios de curto prazo que possam trazer.

A nutrição adequada e a prática de atividades físicas desempenham um papel importante no processo de produção natural de testosterona pelo nosso organismo. O equilíbrio entre proteínas, minerais e vitaminas assegura o melhor desenvolvimento das funções fisiológicas do organismo tais como o desenvolvimento de tecido muscular, ganho de força física, bem como a otimização da performance.

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

 


Produtos Relacionados: