Remo:

O remo eleva sua qualidade de vida, bem-estar e auto-estima, pela prática do esporte e contato com a natureza. É um esporte completo, que trabalha todos os grupamentos musculares. Exige bastante força e resistência muscular. O remo é um esporte que ajuda bastante no ganho de massa, na definição muscular e no aumento da capacidade aeróbica, para poder facilitar a oxigenação da grande quantidade de massa muscular utilizada no esporte.

O remo é um esporte que exige bastante cuidado com a alimentação, muito treinamento e preparação física. O barco de remo pode sair com 1 pessoa (Skiff Simples), com 2 pessoas (Skiff Duplo, Skiff Duplo Leve e o Dois Sem), com 4 pessoas (Skiff Quádruplo, Quatro Sem e Quatro Sem Leve) e com 8 pessoas (Oito Com Patrão). Por isso é muito importante você estar muito bem preparado. Quando você vai para a água com mais pessoas no barco é preciso acompanhar o ritmo dos companheiros. Se você não estiver bem preparado pode atrapalhar o rendimento de toda a equipe. Quando você sai no barco sozinho é importante estar bem preparado também, porque pode ter certeza que o seu adversário estará.

Quando se trata de esportes que exigem muito de nosso corpo, é essencial dar uma atenção especial para a alimentação. É importante ingerir uma boa quantidade de nutrientes, pois seu corpo vai demandar bastante energia. Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes que você precisa para ter um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por isso, é importante suprir suas necessidades com a suplementação. Os suplementos contêm nutrientes que vão ajudar no ganho de massa, na manutenção de massa muscular, na perda de gordura e na manutenção do seu sistema imunológico. Esses são fatores muito importantes para o remador desempenhar um bom papel dentro da água.

O guia a seguir mostrará quais as funcionalidades de cada suplemento especificamente para o remo.

- Suplementação indicada para o remo:

Energéticos em gel: São ideais para os remadores, pois são ricos em carboidratos e são práticos. Os energéticos em gel podem ser levados juntos com os remadores dentro do barco durante um longo treinamento dentro da água, pois nunca se sabe quanto tempo eles podem ficar no barco. Por isso, é necessário repor as energias para não se cansar mais que os outros companheiros de barco e poder acompanhar o ritmo intenso que o esporte exige.

Sports drinks: São essenciais para o remador, pois além de serem ricos em carboidratos (principal fonte de energia para o corpo), fornecem minerais essenciais que perdemos junto com o suor quando praticamos esportes que demandam muito esforço. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, em especial sódio e potássio, presentes em sports drinks, são muito importantes principalmente em relação à reidratação. Eles reduzem a saída de urina, possibilitam que os fluidos se esvaziem rapidamente do estômago, promovem absorção pelo intestino e estimulam a retenção de fluidos.

NO2 (Óxido Nítrico): O remo é uma atividade física que exige bastante resistência e potência muscular, por isso é importante recorrer a uma suplementação que irá ajudar nesse aspecto. Estudos demonstram que ácidos cetônicos, como os que são encontrados em suplementos precursores de óxido nítrico, podem adiar significativamente a fadiga e melhorar a resistência.

Whey protein: É a mais nobre fonte de proteínas que existe e é essencial para todos os esportistas. O whey protein ajuda no crescimento muscular e também na recuperação muscular causada por estresse físico depois de exercícios físicos intensos. Quando está no barco remando, você trabalha todos os músculos do seu corpo, por isso é fundamental que eles estejam suficientemente nutridos. O whey vai ajudar no seu crescimento muscular, o que é essencial para o remador, pois isso é sinônimo de força. O remador se utiliza bastante da força para remar e fazer o barco andar cada vez mais rápido. O whey protein pode ser tomado antes dos treinos e competições para ajudar a ter mais força e explosão muscular; e depois também, para ajudar na recuperação, sendo fundamental no processo de crescimento e manutenção de massa muscular.

Multivitamínicos: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Packs: São ricos em nutrientes para complementar a dieta e aumentar o ganho de massa muscular, energia, força e performance. Esses packs contêm combinações específicas de macro e micronutrientes. Além de fornecer importantes vitaminas e minerais difíceis de serem obtidos apenas por meio da dieta, eles também fornecem aminoácidos essenciais, carboidratos e alguns deles até ácidos graxos essenciais e energizantes. É importante para os remadores, pois estes têm necessidades extras que geralmente não são supridas pela ingestão diária normal de nutrientes.

Guaraná: É ótimo para fornecer a energia extra que você precisa para aqueles momentos finais do treinamento ou da competição, aonde você não consegue mais achar força para suas remadas. O guaraná contém cafeína, que é um estimulante que tem se provado ser bastante seguro quando ingerido em pequenas quantidades. Por sua capacidade de fornecer energia, o guaraná ajuda a te manter mais concentrado.

Barras protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser levadas com o remador para a água, para que ele possa comer dentro do barco e manter o metabolismo acelerado. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E pode ser que na hora em que o remador estiver na água seja a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas e são excelentes fontes de proteína, essenciais para o crescimento muscular.

- Benefícios do remo:

  • É um treinamento cardiovascular e muscular que trabalha todos os músculos do corpo.
  • Proporciona contato com a natureza.
  • É um esporte com um alto gasto calórico. Para praticantes, entre 400 e 800 Kcal/hora.Mas em um treino profissional ou em uma competição, o atleta pode chegar a perder 3.000 Kcal.
  • Em um mês já dá para notar diferença, pois é um esporte que trabalha todos os músculos do corpo.

- Riscos/cuidados do remo:

  • O remo apresenta poucos riscos de lesão, apesar disso, deve-se tomar muito cuidado com a região lombar, que pode sofrer sobrecargas.
  • Saber nadar.
  • Alongar-se bastante antes do treino.
  • Usar protetor solar, pois o remador fica bastante exposto ao sol.
  • Óculos escuros também deve ser uma precaução do remador, para proteger-se da exposição ao sol.

- Principais grupamentos musculares utilizados no remo:

  • Peitoral.
  • Abdômen.
  • Quadríceps.
  • Panturrilha.
  • Bíceps.
  • Deltóide

- Dicas para um melhor rendimento físico no remo:

  • É uma atividade física que exige bastante da capacidade de resistência, força e potência muscular. O remo exige uma excelente preparação atlética. Um trabalho de força é essencial para os braços (principalmente bíceps), peitorais, pernas (especialmente quadríceps) e abdômen, pois são músculos bastante exigidos durante a prática do esporte. Quando se está em um barco com mais pessoas, é bom estar tão preparado quanto elas (no remo há barcos para 1 pessoa, 2 pessoas, 4 pessoas e 8 pessoas). O ritmo a ser praticado é o mesmo para todo mundo. Portanto, é essencial praticar atividades paralelas ao remo.
  • É importante trabalhar a respiração. O trabalho cardiovascular (corridas em solo, areia e arquibancada) faz parte da maioria das escolinhas de remo, pois o praticante de remo precisa de uma capacidade aeróbica muito boa.
  • No remo são 2 formas indicadas de respiração:
    1) Você deve expirar o ar durante a remada, e inspirar o ar durante o tempo de recuperação.
    2) Você deve respirar fundo durante a remada, e respirar fundo também durante o período de recuperação.
  • No remo quanto mais massa muscular melhor, desde que essa massa possa trabalhar aerobicamente e o sistema cardiorespiratório esteja capacitado para absorver a quantidade necessária de oxigênio.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o remo:

  • Remos: podem ser de madeira ou de fibra de carbono.
  • Finca pé: é uma pequena plataforma com um tênis preso, para que o remador fique fixo ao barco e possa utilizar o carrinho na remada.
  • Carrinho: é utilizado para aumentar a potência da remada. Ele desliza sobre 2 pequenos trilhos.
  • Forqueta: é o local onde o remo é encaixado e deve ser regulado de acordo com cada remador, para facilitar a remada.
  • Luvas: evita calos nas mãos.
  • Roupas: usar shorts com materiais bem flexíveis, como lycra, pois os movimentos com as pernas são intensos. As camisetas podem ser folgadas desde que sejam bastante confortáveis.
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