Omega 3 - Óleo de Peixe
Desde sua descoberta nos anos 70, o ômega-3 vem gerando milhares de estudos
e testes clínicos. O ômega-3 tem se mostrado essencial para vida e
para uma boa saúde.
Os suplementos de óleo de peixe ômega-3 contém EPA e DHA, que
são as formas mais potentes do ômega 3.
Benefícios para Performance Atlética
Pessoas ativas como praticantes de atividades físicas e esportistas estão
vendo o consumo de óleo de peixe não apenas uma forma de auxiliar
na manutenção de uma ótima saúde, mas também
para favorecer a performance. Atletas se interessam basicamente por 4 benefícios
principais do óleo de peixe:
- Acelera a recuperação dos músculos e articulações
[12,23]
- Mantém a saúde e estrutura de tecidos de conexão e juntas [12,23]
- Ajuda na manutenção dos níveis de testosterona para um ótimo desenvolvimento
muscular [12,19]
- Auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos,
o que reduz os riscos de doença do coração. [1, 2, 6, 24]
Benefícios para Saúde
Pessoas de todas as idades e estilos de vida estão usando o óleo de
peixe para manter a saúde de muitos sistemas importantes no corpo como o
imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor.
Estudos demonstram que a suplementação com ômega-3 traz muitos
benefícios para saúde. Dentre os mais conhecidos estão:
Saúde do coração: Há muitos anos atrás
cientistas descobriram o porquê dos esquimós de uma certa região
sofriam pouco de doenças cardíacas mesmo tendo uma dieta rica em gorduras.
Isso acontecia porque estes esquimós comiam muito peixes de água gelada,
os quais eram ricos em ômega-3. O ômega-3 mantém os triglicerídeos
estáveis. [1] Os triglicerídeos em alta são normalmente associados
ao aumento de risco de doença cardíaca. [2]
Humor: Pelo menos 4 estudos demonstraram que pessoas com depressão
têm menores níveis de ácidos graxos ômega-3 no sangue.[3,
4, 5, 6] Uma pesquisa publicada pelo General Psychiatry (199; 56:407-412) reportou
os resultados de um estudo no qual pessoas com forte depressão (desordem
bipolar) foram tratadas com óleo de peixe ômega-3. Ao grupo controle
foi fornecido azeite de oliva. Depois de 4 meses o teste foi encerrado porque o
grupo que tomou o óleo de peixe apresentou melhoras notáveis.
Inflamação: Um estudo mostrou que o consumo de ômega
3 está associado à ação anti-inflamatória.[7,
8, 9, 10, 11]]
Concentração, memória e performance do cérebro:
Uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta
de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as encontradas no óleo
de peixe. As cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3 são essenciais
para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso.
Estudos demonstraram que se a dieta não fornecer quantidades suficientes
de ômega-3, a função destes órgãos é prejudicada.
O Dr Alex Richardson, pesquisador sênior em psicologia da Mansfield College,
Oxford University e Madeleine Portwood, colocou da seguinte forma: “Ômega
3 pode melhorar as funções cerebrais pelo nível mais simples,
através da melhora do fluxo sanguíneo”.
| NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas
do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução
é proibida.
|
| ATENÇÃO: As informações
acima tem o caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas
em detrimento da orientação médica ou de um profissional de
saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou a prevenção
de doenças. |
|

|