Hidroginástica

A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Ela tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica é uma opção alternativa para o seu programa normal de exercícios. É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios. A hidroginástica serve tanto para atletas em treinamento, como para gestantes, pessoas que estão recuperando lesões, ou que estão acima ou abaixo do peso ou aquelas com algum tipo de deficiência.

Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável. É importante levar uma vida saudável, praticar esportes e cuidar da alimentação em geral. Isso só trará benefícios para você.

Qualquer pessoa que pratica atividades físicas necessita suprir as necessidades que o corpo tem de nutrientes. Nem sempre os alimentos vão conter a quantidade total de nutrientes necessária. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação.

A lista de suplementos a seguir indica quais os suplementos ajudarão você a desenvolver um melhor desempenho na hidroginástica:

- Suplementação para auxiliar na hidroginástica:

Termogênicos: É importante para auxiliar a perda de gordura durante as atividades aeróbicas. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Os termogênicos visam manter o metabolismo acelerado para maior queima calórica ao longo do dia, mesmo durante o período em que você não esteja praticando hidroginástica. Se o seu objetivo é perder gordura, os termogênicos são ideais para ajudá-lo a conseguir melhores resultados.

Energéticos em gel: São muito práticos, cabem na mochila ou na bolsinha de academia, por isso são muito eficientes para os alunos de hidroginástica. Os energéticos em gel são ricos em carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Os energéticos em gel têm um sabor delicioso e podem ser ingeridos antes ou depois das aulas. Eles elevam os o nível de energia e não "pesam" no estômago. Quanto mais energia você tiver para fazer os exercícios, melhor será o desempenho durante a aula.

Barras energéticas: São ricas em carboidratos, por isso mantêm um bom nível de energia durante as aulas dentro da piscina. Os carboidratos são a fonte ideal de energia para o corpo. As barras energéticas podem ser ingeridas antes ou depois de entrar na piscina. Se você sentir muita necessidade de comer e estiver na hora de fazer uma refeição, pode ingerir as barrinhas até durante a aula. As barras são muito leves e práticas. Elas não "pesam" no estômago, por isso são ideais para serem ingeridas antes, durante e depois das aulas de hidro. Além de fornecer nutrientes essenciais, elas são muito saborosas.

Multivitamínicos: Os praticantes de quaisquer atividades físicas necessitam de mais vitaminas e minerais do que pessoas sedentárias. É importante que o suplemento seja rico em vitamina C, vitamina E, zinco e vitamina B. As vitaminas C e E são antioxidantes poderosos que ajudam na manutenção de um sistema imunológico fortalecido. O zinco é importante para a produção de hormônios de suporte para o músculo. A vitamina B ajuda na construção de novos tecidos musculares e na prevenção da perda de tecidos durante as atividades físicas. O multivitamínico também ajudará no reparo de músculos danificados e cansados.

Whey protein: É a fonte ideal de proteínas para qualquer praticante de atividade física. O whey protein (proteína do soro do leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador de danos dos tecidos musculares, o whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. Ele fornece energia aos músculos trabalhados durante os exercícios da hidroginástica. Por ser de rápida absorção, quando usado depois da aula de hidro, o whey vai rapidamente para o músculo, e isso o torna excelente para a recuperação muscular. O crescimento do tecido muscular e a diminuição da gordura corporal vão aumentar a agilidade, fazendo com que você tenha um melhor rendimento durante as aulas.

- Benefícios da hidroginástica:

  • Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercícios.
  • É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
  • Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
  • Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
  • Melhora a flexibilidade das articulações.

- Riscos/cuidados da hidroginástica:

  • Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

- Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:

  • Glúteos.
  • Braços.
  • Pernas.
  • Abdômen.
  • Costas.

- Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:

  • Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma freqüência entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqüência cardíaca entre 55% e 70%.
  • Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie.
  • Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para a hidroginástica:

  • Step: parecidos com os que são utilizados fora da água, trabalha exercícios de perna.
  • Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
  • Luvas: podem ser de material plástico, lycra ou neoprene. Aumentam resistência na água e dobram o esforço durante as aulas.
  • Tornozeleiras: são utilizadas nas pernas, mais especificamente nos tornozelos. Aumentam a resistência na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.
  • Noodles (cobrinha ou macarrão): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
  • Acquajogger: colete feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
  • Aquafins: deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos para trabalhar resistência. A força deve ser focada na musculatura em que se quer trabalhar. Tonifica os músculos mais rapidamente.
NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida.O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: