Handebol:

Encontre aqui as melhores dicas de suplementos e aprenda a melhorar seu rendimento físico no handebol.

O handebol (ou handball) é um esporte extremamente disputado. É um jogo de velocidade e muita ação e que exige uma preparação atlética bastante aprimorada. Durante uma partida de handebol é importante saber coordenar bem os movimentos para frente, para trás e para os lados. Além disso, é necessária a preparação para eventuais mergulhos, saltos e impulsões, tudo isso para se antecipar às jogadas e chegar na bola sempre antes do adversário.

O handebol não utiliza de raquetes, portanto a bola atravessa a quadra em velocidade mais lenta, fazendo com que haja mais correria no jogo. Por isso, é importante estar em excelente forma física. Um treinamento paralelo ao esporte é muito importante: treino de resistência para os músculos inferiores, treino de força para os músculos superiores e treinamento aeróbico (corrida, corrida na esteira, bicicleta, etc.).

Para entrar em forma física e ter uma boa saúde não basta apenas treinar, é preciso também cuidar da alimentação. É importante ingerir uma boa quantidade de nutrientes, pois o corpo vai precisar de bastante energia. Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes necessária para se ter um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação. Assim, você fortalecerá o sistema imunológico, manterá e aumentará a massa muscular e elevará os níveis de energia, o que irá melhorar bastante seu desempenho nas quadras de handball.

A lista, a seguir, indica quais os suplementos mais indicados para o jogador de handebol.

- Suplementação para auxiliar no handebol:

Sports drinks: O jogador de handebol precisa de uma alimentação rica em carboidratos para ter energia para agüentar o ritmo intenso da partida. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e se manter firme até o fim da partida. Os sports drinks são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. Os treinamentos e os jogos de handebol são intensos do início ao fim, por isso o atleta perde bastante líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Em sua composição há vários componentes, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes para a reidratação.

Glucosamina:No handebol, as articulações dos ombros são muito exigidas, por isso é muito importante mantê-las fortes e saudáveis. A glucosamina ajuda a manter as juntas e articulações saudáveis, podendo ser obtida de fontes naturais.

Whey protein: É a fonte ideal de proteínas para o jogador de handebol. O whey protein (proteína do soro do leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador de danos dos tecidos musculares, o whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. O whey fornece energia aos músculos trabalhados durante a partida. Por ser de rápida absorção, quando usado no pós-jogo ou pós-treino, o whey vai rapidamente para o músculo, auxiliando para que a recuperação muscular seja mais rápida. O crescimento do tecido muscular e a diminuição da gordura corporal aumentarão a agilidade e o nível de competitividade nas quadras.

Multivitamínicos: O corpo de um atleta necessita de mais vitaminas e minerais do que o corpo de uma pessoa que não pratica esportes. É importante que o suplemento seja rico em vitamina C, vitamina E, zinco e vitamina B. As vitaminas C e E são antioxidantes ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido. O zinco é importante para a produção de hormônios de suporte para o músculo. A vitamina B ajuda na construção de novos tecidos musculares e a prevenir perda de tecidos durante longos períodos de atividade física. O multivitamínico também ajudará no reparo de músculos danificados e cansados após um jogo ou treinamento. Quanto mais rápida for a recuperação do jogador, mais tempo ele terá para desenvolver suas habilidades.

Termogênicos: O jogador de handball precisa de muita mobilidade dentro da quadra e de uma excelente preparação aeróbica, para aguentar o ritmo intenso no qual é disputada a partida. Para isso, é importante manter-se dentro do peso e queimar as calorias extras. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal. O termogênico serve tanto para o treinamento cardiovascular, paralelo à prática do handebol, quanto para o treino ou jogo. Eles mantêm o metabolismo acelerado, fazendo com que você queime mais calorias, especialmente aquelas provenientes da gordura corporal.

Maltodextrina: É um excelente suplemento para ser usado por jogadores de handball, pois fornece energia por um longo período de duração e retarda a fadiga pela liberação gradual de glicose para o sangue. A maltodextrina contém polímeros, que são absorvidos de forma lenta e constante. O que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência, como o handball.

Guaraná: Fornece energia para o corpo, mantendo excelente nível de performance durante a partida. Além disso, mantém você ligado na partida por ajudar em uma boa atividade da adrenalina e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a lembrar das jogadas planejadas e a ter uma noção de tempo de jogo e de uma melhor colocação na quadra, o que pode auxiliar na antecipação das jogadas dos adversários. O guaraná ajuda também na redução da gordura corporal, além de conter cafeína, cujos efeitos de manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e metabolismo são bem conhecidos. Mas, tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

- Benefícios do handebol:

  • Proporciona excelente condicionamento físico, muscular e cardiovascular.
  • Gasto calórico em média de 750 Kcal/hora. É considerado um excelente esporte para queimar calorias.
  • É um esporte com poucas ocorrências de lesões.

- Riscos/cuidados no handebol:

  • As lesões que podem ocorrer são estiramentos no ombro, nas costas e no cotovelo.
  • As lesões podem ser evitadas com um treino de condicionamento físico e de força e o alongamento apropriado.

- Principais grupamentos musculares utilizados no handebol:

  • Bíceps.
  • Peitorais.
  • Antebraços.
  • Tríceps.
  • Glúteos.
  • Pernas.

- Dicas para um melhor desempenho físico no handebol:

  • Por ser o handebol um esporte de intensa correria e contato físico, é muito importante que os jogadores tenham uma excelente preparação física. O handebol não utiliza raquetes, portanto a bola atravessa a quadra em velocidade mais lenta, fazendo com que haja mais correria no jogo. Dessa forma, ele exige mais esforço do atleta. Portanto, uma preparação cardiorespiratória é essencial para que o jogador agüente disputar a partida inteira sem perder o fôlego.
  • O treino mais interessante para conciliar com o handebol é o trabalho de força dos membros superiores (peitorais, bíceps, tríceps, ombro e antebraços) e o trabalho de resistência dos membros inferiores (glúteos e músculos das coxas). Isso é importante porque o jogador de handebol precisa ter um arremesso potente, por isso o trabalho de força nos membros superiores. Ao mesmo tempo precisa ter bastante resistência para agüentar a intensa correria do jogo, por isso o trabalho de potência dos membros inferiores. Além disso, é essencial o trabalho aeróbico para melhorar a capacidade cardiorespiratória.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o handebol

  • Ombreira: é importante que ela seja desenvolvida especificamente para o jogador de handebol, pois é bem menos volumosa do que a de outros esportes. O contato físico do handebol não é tão violento como em outras modalidades, por isso, ela é bem mais confortável.
  • Tênis: é importante que tenha bastante aderência ao piso da quadra de handball e seja bem leve para permitir que o jogador tenha bastante mobilidade.
  • Óculos de proteção: alguns jogadores têm preferência por jogar usando um. É a melhor forma de proteger os olhos de uma bolada.
  • Luvas: os goleiros devem usar para proteger as mãos.
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