Gripe/Resfriado/Dor de garganta

A gripe é uma infecção viral respiratória de curto prazo que pode ser causada por inúmeros vírus. A contaminação é feita pelo ar (ao respirar) ou pelo contato com objetos contaminados. Como a presença desses vírus no ambiente é muito comum, pode ser mais correto dizer que a gripe é causada por uma baixa na imunidade do corpo, que acaba permitindo que um desses vírus se instale.

A gripe causa coriza, dor de garganta, tosse, espirros, cansaço e mal-estar. A infecção pode ainda levar a um estado de febre e náusea.

As gripes/resfriados ocorrem com mais freqüência no inverno. Não se sabe exatamente a razão, mas imagina-se que seja porque as pessoas passam mais tempo em ambiente fechados próximos de outras pessoas e, dessa forma, a transmissão do vírus fica facilitada.

Quase todas as pessoas pegam uma gripe de vez em quando. No entanto, algumas pessoas ficam resfriadas com muita freqüência e outras ficam muito tempo gripadas, sofrendo com os sintomas.

Não existe cura para a gripe (nenhum medicamento) nem algo totalmente capaz de impedi-la. Vale lembrar que os antibióticos não têm impacto na infecção gripal, pois ela é causada por vírus e não por bactérias. No entanto, é possível diminuir a incidência da gripe, sua duração e aliviar os seus sintomas.

Dicas de dieta e estilo de vida:

  • Beba bastante água e fluidos. O aumento dos fluidos é necessário para manter o equilíbrio de água no organismo e para afinar as secreções.
  • Evite excesso de açúcar, gordura e álcool já que pesquisas indicam que estes debilitam o sistema imunológico.
  • O estresse aumenta o risco de infecções. [1] Por isso, tomar medidas para aliviar o estresse do dia-a-dia pode ser muito benéfico.

Substâncias que podem ajudar:

Vitamina C: Algumas pesquisas mostraram que a vitamina C pode ser um importante nutriente para ajudar a manter um o sistema imunológico forte e saudável. Os estudos mostram que a vitamina C é muito importante, principalmente nos dois momentos citados a seguir: após grandes esforços físicos como maratonas e triatlons e quando a pessoa é deficiente em vitamina C (por exemplo, não come verduras e frutas). Vale a pena ressaltar aqui também o efeito antioxidante da vitamina C no organismo.

Própolis:Própolis é uma substância que as abelhas coletam de determinadas flores e árvores. Na colméia é usada internamente como revestimento para proteger contra microorganismos, como vírus e bactérias. O extrato de própolis pode ser um importante coadjuvante para ajudar a evitar a proliferação e até o tempo de duração da gripe.

Alcaçuz:É uma das principais ervas da medicina tradicional chinesa. Pode ajudar contra a inflamação da garganta e facilitar a eliminação do catarro.

Guaco:É um fitorerápico muito conhecido e utilizado para ajudar a aliviar os sintomas da tosse. É amplamente usado em casos de gripes e resfriados.

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida.O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: