Fibras

As fibras são grandes aliadas das pessoas que buscam emagrecer, manter um bom funcionamento do intestino e a saúde em geral. Fibras são compostos de origem vegetal, nunca de origem animal. Ou seja, você encontra fibras em hortaliças, frutas e grãos, mas não as encontra em carnes e leites.

Emagrecimento

Fibras propiciam uma sensação de saciedade mais cedo e permanecem no estômago por mais tempo. Por isso, as fibras reduzem a velocidade da digestão e fazem você ficar sem fome durante um período maior. [1] Dessa forma, você come menos e consome menos calorias. As fibras também movem a gordura pelo sistema digestivo de forma que ela é menos absorvida.

Quando a alimentação não contém uma quantidade adequada de fibras, os carboidratos da refeição podem ser digeridos de forma muito acelerada e provocar um rápido aumento dos níveis de insulina. Isso provoca o acúmulo de gorduras. Além disso, esse pico de insulina é seguido de uma queda no nível da mesma, que deixa você cansado e faminto por algo com alto teor de açúcar. Este ciclo, além de impedir o emagrecimento, faz você engordar mais ainda.

Por estas razões a fibra é uma grande aliada para emagrecer.

Mais saúde

Embora não tenham valor nutricional, as fibras são muito saudáveis. Elas ajudam a manter os movimentos do intestino regulares. As fibras também ajudam reduzir o colesterol ruim do corpo. Elas ajudam a transportar o colesterol para fora do organismo e a reduzir o risco de doenças do coração.

Estudos têm revelado que pessoas diabéticas podem obter grandes benefícios com as fibras. As pesquisas têm mostrado que as fibras solúveis têm a capacidade de baixar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos por que aumentam os níveis de insulina.

Por que é difícil conseguirmos fibras em nossa dieta normal?

Atualmente, a dieta das pessoas contém muitos alimentos industrializados e poucos vegetais e frutas. Até alimentos que muitas pessoas pensam conter uma boa quantidade de fibras, como pães, por exemplo, na verdade não têm quase nada porque elas foram removidas no processo de industrialização. Na vida corrida atual fica difícil fazer todas as refeições de modo a manter uma quantidade adequada de fibras no decorrer do dia. Nesse contexto é que as fibras são grandes aliados.

Qual é a melhor hora para ingerir fibras?

O horário ideal para consumir fibras é antes das refeições, pois, ajuda a promover a sensação de saciedade, deixando-o satisfeito mais cedo e fazendo com que se coma menos.

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