Escalada

A escalada é uma prática esportiva que exige o máximo de força e concentração do atleta. Além disso, é necessário muita técnica, coragem e adrenalina para ter um bom desempenho no esporte. Mas, para isso a pessoa deve fazer um treinamento adequado e ter uma excelente alimentação. E as pessoas que querem praticar o esporte, mas não encontram muito tempo disponível, podem praticar nas paredes de escalada disponíveis em algumas academias. Isso irá ajudar muito a livrar a tensão e o estresse do dia-a-dia.

É importante para os praticantes de escalada suprir as necessidades do corpo com os nutrientes necessários para melhorar o rendimento físico, a forma física e aumentar a massa muscular, para ter força suficiente para escalar melhor as paredes ou montanhas. Para isso, é importante ter uma boa suplementação. Os suplementos vão ajudar a suprir as necessidades de nutrientes armazenados em pouca quantidade no corpo, ou que não são encontrados em abundância nos alimentos.

Cada suplemento tem sua funcionalidade. A lista, a seguir, mostra quais os suplementos ajudarão você a desenvolver o seu melhor desempenho na escalada, cuidar melhor de sua saúde, perder gordura e melhorar sua definição muscular.

- Suplementação para auxiliar na escalada:

Energéticos em gel:São ideais para os escaladores, pois são ricos em carboidratos e práticos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Os energéticos em gel podem ser levados junto com os praticantes de escaladas, pois são leves e muito práticos. Nunca se sabe quanto tempo vai durar a escalada, contudo é necessário repor as energias para ter força suficiente para escalar as montanhas e paredes.

Multivitamínicos:O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Barras protéicas:São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas antes, durante ou após a escalada, pois são muito práticas e fáceis de carregar. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver escalando pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas e uma excelente fonte de proteína, essenciais para o crescimento muscular. Além de serem muito práticas e leves, elas são ideais para serem carregadas durante a escalada.

Whey protein:Se deseja ganhar músculos, você precisa de muita proteína. Whey protein é a proteína de maior qualidade e valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento protéico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante a prática da escalada. Depois da escalada, o whey ajuda na sua recuperação. Os aminoácidos contidos no whey são rapidamente absorvidos e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. Além de tudo, o whey protein não pesa no estômago e é digerido de maneira rápida e fácil. Assim, você pode ingerir as proteínas de que precisa sem afetar a sua performance.

BCAA:Os aminoácidos são importantes fontes de proteínas e estas são fundamentais para o crescimento muscular. A escalada exige bastante força muscular, por isso é muito importante recorrer às principais fontes de proteínas e aminoácidos. Os aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA) ajudam a prevenir o desgaste muscular, além de manter o sistema imunológico fortalecido. Assim como o whey, o BCAA tem a capacidade de manter um ótimo nível da sua performance atlética e aumentar a sua resistência. O BCAA ajuda, também, na recuperação muscular após as escaladas.

Guaraná:Fornece energia para o corpo e mantém um excelente nível de sua performance durante a escalada. Além disso, ajuda a manter você ligado na hora de escalar ao ajudar em uma boa atividade da adrenalina e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a manter a concentração dos movimentos dos braços e das pernas durante a subida. Mas tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

- Benefícios da escalada:

  • Trabalha o corpo e a mente.
  • A elaboração de estratégias, os desafios encarados e o controle do medo e da ansiedade durante as escaladas ajudam a combater o estresse do dia-a-dia.
  • Trabalha todos os músculos.
  • Regulariza o sistema nervoso.
  • Desenvolve a capacidade de concentração.
  • Faz bem para o sistema respiratório.
  • Ativa a circulação.

- Riscos/cuidados da escalada:

  • É essencial que seja usado o equipamento adequado e que a escalada seja realizada apenas sob supervisão de profissionais e/ou pessoas experientes. O esporte é bastante saudável e não oferece riscos se praticado com responsabilidade. No entanto, ele pode se tornar bastante perigoso se os devidos cuidados não forem tomados.
  • Para se prevenir de dores que podem ocorrer, principalmente nos ombros e nos cotovelos, é bom que se faça uma boa série de alongamentos antes da escalada.
  • O uso de luvas é essencial, pois as mãos e os dedos são muito exigidos na escalada.

- Principais grupamentos musculares utilizados durante a escalada:

  • Antebraços.
  • Bíceps.
  • Tríceps.
  • Costas.
  • Dorsal.

- Dicas para um melhor rendimento físico durante a escalada:

  • Não concentre a força da escalada nos braços. Faça um bom trabalho de pés. Eles darão a impulsão necessária para que você consiga ter um bom desempenho na escalada. Trabalhar o equilíbrio e forçar seu peso em cima dos pés é melhor do que tentar escalar usando a força dos braços.
  • Força e resistência garantirão uma escalada eficiente. Outra forma eficiente de garantir uma boa escalada é apurar a técnica. Tente usar os músculos do braço o menos possível. Em vez de concentrar força nos bíceps, concentre-a nos ossos e nas articulações. Por exemplo, em vez de pressionar o peitoral contra a parede, relaxe. Afaste-se da parede e deixe os cotovelos bem travados. Isso fará com que seus músculos recarreguem a energia antes de você dar o próximo passo.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para a escalada:

  • Corda: as cordas mais utilizadas na escalada são fabricadas com fibras sintéticas, como nylon e perlon, devido à alta resistência e elasticidade.
  • Sapatilhas: a utilização de uma sapatilha especial para transpor os obstáculos é essencial. Ela tem o formato ideal para proporcional maior equilíbrio e segurança.
  • Pó de magnésio: é esfregado na mão e aumenta o atrito com a parede. Desta forma, fica mais difícil de escorregar.
  • Capacete: previne acidentes sérios. Protege o escalador de objetos cadentes ou em uma eventual queda. Os capacetes de escalada são bem leves, ajustáveis à cabeça e forrados com espuma.
  • Cadeirinha ou baudrier: é uma "cadeira" de fitas de nylon que distribui a tensão causada pelo peso do corpo na cintura (região lombar da coluna) e virilha (região próxima da coxa).
  • Mosquetões: são elos de duralumínio ou aço, com fecho de mola, usado no encaixe de outros equipamentos (cordas, alças de fitas, baudrier, entre outros). É uma peça importante para sistemas de segurança, descidas e ancoragens.

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