Andar (caminhada):

A caminhada é uma boa opção para quem quer perder peso mas não pode praticar exercícios físicos intensos. É excelente para quem ainda não agüenta o ritmo da corrida. A caminhada pode ser um preparatório para as pessoas que desejam começar a correr, mas ainda não conseguem manter o ritmo. Ela proporciona uma sensação de bem-estar e ajuda a reduzir as tensões do dia-a-dia. Apesar de queimar menos calorias do que uma corrida, por exemplo, a caminhada é muito saudável e provoca poucos riscos de lesões a seus praticantes.

Caminhar melhora a função cardiovascular e o nível de condicionamento físico, pois é um excelente exercício aeróbico. Mas, como em toda atividade física, é importante cuidar bem da alimentação para aumentar o metabolismo e conseguir agüentar o ritmo do exercício. É importante fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Contudo, nem sempre é possível encontrar todos esses nutrientes nos alimentos. A suplementação não apenas fornece energia, como também pode ajudar na manutenção ou ganho de massa magra e na redução de gordura corporal. Por isso, os suplementos alimentares são muito importantes para complementar a dieta de pessoas que praticam atividades físicas como a caminhada.

O guia a seguir traz os suplementos mais indicados para os praticantes de caminhadas:

- Suplementação para auxiliar nas caminhadas:

Multivitamínicos:O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante a caminhada e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Termogênicos:Quem deseja um suplemento para auxiliar na perda de peso, junto com a prática da caminhada, pode fazer uso dos termogênicos. Eles são muito importantes para auxiliar na perda de peso. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Através da ação termogênica seu metabolismo se manterá acelerado para que você queime mais gordura ao longo do dia, mesmo durante o período de descanso. Os termogênicos têm uma ação bastante efetiva na perda de peso quando ingeridos junto a alguma atividade aeróbica, como a caminhada por exemplo.

Whey Protein:Para qualquer atividade física é essencial ter uma alimentação rica em proteínas. As proteínas são sinônimos de ganho e manutenção de massa muscular. Whey protein é a fonte de proteínas de maior valor biológico que existe, ajuda no crescimento de massa muscular e é importante também para a recuperação muscular. Assim, ela pode ser usada tanto antes como depois da caminhada.

Antioxidantes:Ajudam na manutenção de um sistema imunológico forte, assegurando o andamento e o progresso do seu treinamento. Os antioxidantes ajudam a amenizar a ação dos radicais livres. Estes agem no organismo, reduzindo a carga energética do seu corpo. Os radicais livres reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo com a habilidade da célula de funcionar normalmente.

Ômega-3:Muitas pessoas praticam caminhadas com o objetivo de manter bons níveis de colesterol e triglicerídeos. Por isso, essas pessoas gostam de suplementar sua alimentação com suplementos de ômega-3 para conseguir melhores resultados.

- Benefícios de andar (caminhada):

  • Diminui os riscos de problemas cardíacos.
  • Indicado para quem é sedentário e deseja começar um programa de exercícios.
  • Ajuda a reduzir as gorduras localizadas.
  • Pouco risco de lesões, por ser uma atividade de intensidade baixa.

- Riscos/cuidados de andar (caminhada):

  • A caminhada oferece poucos riscos, mas estes podem ocorrer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo for pesado.
  • Assim como na corrida, os batimentos cardíacos não devem ultrapassar de 75% a 80% do normal.

- Principais grupamentos musculares utilizados durante a caminhada:

  • Glúteos
  • Panturrilha
  • Quadríceps
  • Abdômen

- Dicas para um melhor rendimento físico na caminhada:

  • Procure relaxar o corpo, balance os braços e levante um pouco as pernas durante a caminhada.
  • Para um melhor desempenho, levante bem a cabeça, mantenha o peito estufado e os ombros para trás.
  • Exale grande quantidade de ar para melhorar a saída de oxigênio e a eficiência cardiovascular.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para a caminhada:

  • Um bom tênis.
  • Roupas bem leves.

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