Cálcio

Cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Ele é reconhecido por seu papel no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes e saudáveis e como auxiliar no combate à osteoporose. O cálcio é extremamente importante também para diversas outras funções vitais, como contração muscular apropriada, batimentos cardíacos saudáveis e bons níveis de colesterol.


Infelizmente, a maioria dos especialistas concorda que mais de 30% das pessoas não consomem a dose diária recomendada de cálcio necessária para obter todos os benefícios que este mineral proporciona. Os vegetarianos e as pessoas que se expõe pouco ao sol estão ainda mais propensas a sentirem os efeitos da deficiência deste importante mineral.


A presença de vitamina D é necessária para a absorção do cálcio. O papel mais importante da vitamina D é a regulação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea. Isso justifica o porquê de muitos suplementos de cálcio serem fortificados com vitamina D. O consumo de lisina aumenta a absorção do cálcio e pode ajudar a sua excreção.


Alguns estudos demonstraram que o cálcio compete por absorção com alguns outros minerais, enquanto outros estudos não demonstram esta competitividade. Uma dica interessante também é o consumo de refeições ricas em cálcio, pois neste momento a absorção parece ser melhor. Dentre as fontes de cálcio mais conhecidas, temos o leite e seus derivados, verduras como o aipo, brócolis e espinafre, peixes como a sardinha e badejo, e outras. Suplementos de cálcio fornecem maior praticidade para o consumo deste mineral no dia-a-dia


NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: