Antioxidante

(Informações e Dicas) Os radicais livres são compostos altamente reativos, criados no corpo durante funções metabólicas normais ou introduzidos a partir do ambiente. Os radicais livres são inerentemente instáveis, pois contêm energia "extra". Para reduzir sua carga energética, os radicais livres reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo na capacidade da célula de funcionar normalmente.

Os antioxidantes podem ajudar principalmente das seguintes formas:

  • Reduzindo a energia dos radicais livres;
  • Ajuda a interromper uma reação em cadeia oxidativa para minimizar os estragos causados pelos radicais livres.
  • Acredita-se que os radicais livres estejam associados a mais de 60 problemas de saúde diferentes. Os radicais livres em praticantes de atividades físicas e esportistas estão associados ao comprometimento do tecido muscular, que resulta em inflamação e dores musculares.

    O aumento do consumo de nutrientes antioxidantes ajuda a reduzir a exposição a estes radicais livres e contribuem para uma vida mais saudável.

    O consumo de substâncias antioxidantes é ainda mais importante para quem se exercita regularmente. O exercício físico é um processo altamente oxidativo e, consequentemente, produz radicais livres a partir do metabolismo aeróbico. Os antioxidantes ajudam a aliviar esse processo.

    A seguir, selecionamos algumas substâncias com ação antioxidante:

    Whey Protein:O Whey Protein (proteína do soro do leite) tem demonstrado ajudar bastante o seu corpo a produzir a glutationa (GsH)[15,16], que é reconhecida por muitos especialistas como um poderoso antioxidante. O Whey protein contribui para a produção da glutationa, em grande parte por ser rico no aminoácido cisteína, precursor da glutationa.[18] Estudos também indicam que a vitamina C age em sinergia com a glutationa para fortalecer o sistema imunológico. [17]

    Vitamina C:Quase como uma unanimidade, os cientistas e o público em geral concordam que a vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos. Alguns estudos duplo-cego demonstraram que a ingestão de vitamina C, antes e depois de exercícios intensos, pode trazer benefícios na aceleração da recuperação muscular.

    Vitamina E:A vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados e conhecidos.

    Betacaroteno:O betacaroteno, por meio de suas ações antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres. Seus efeitos antioxidantes parecem ser fortalecidos quando ele é utilizado juntamente com a vitamina C e a vitamina E.

    Vitaminas e Minerais:Muitas vitaminas e minerais têm ações antioxidantes e/ou são precursores de enzimas antioxidantes. Como alguns dos minerais e vitaminas mais populares que participam da proteção antioxidante podemos citar: magnésio, zinco, cobre, selênio, vitamina C, vitamina E, betacaroteno e vitamina B2.

    Chá Verde:O chá verde é rico em antioxidantes

    NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: