Ácidos Graxos Essenciais

Os ácidos graxos essenciais são as "gorduras boas" que são essenciais para todas as células do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo – incluindo a produção de energia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte do oxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas e participar da regulação hormonal.

Elas são chamadas essenciais porque nosso corpo não consegue produzí-las. Assim, estas gorduras devem estar presentes na nossa dieta, seja pela ingestão de alimentos normais ou seja pela suplementação. O problema é que os alimentos que comemos, na maioria das vezes, não fornecem a quantidade necessária de ácidos graxos essenciais porque estes são normalmente retirados durante o seu processamento.

É muito comum malhadores e esportistas consumirem ácidos graxos essenciais para a manutenção de uma boa saúde e a performance devido à dificuldade de obtê-los dos alimentos.

Especialistas consideram que uma das maiores causas do grande número de pessoas obesas hoje em dia é a falta das gorduras boas na dieta. A deficiência dessas gorduras boas na dieta das pessoas, atualmente, é alarmante e está ligada a diversos problemas de saúde.

O que as pessoas não percebem é que tanto as dietas altamente calóricas como as pouco calóricas podem ser deficientes nessas gorduras boas. Pessoas que buscam um emagrecimento saudável se interessam bastante por elas, pois à medida que ajudam a aumentar o metabolismo corporal, elas contribuem para a boa manutenção da saúde geral do corpo.

Pessoas que buscam o desenvolvimento muscular têm procurado cada vez mais o consumo de ácidos graxos essenciais, pois algumas pesquisas mostram que eles reduzem a quebra do tecido muscular, aumentam o crescimento muscular, aceleram o tempo de recuperação, auxiliam na redução da inflamação, participam da secreção hormonal e contribuem para articulações saudáveis.

Os ácidos graxos essenciais não estão sendo usados apenas por pessoas ativas, mas também por todas aquelas interessadas em levar uma vida saudável. Além dos benefícios já citados, as pesquisas têm demonstrado que os ácidos graxos essenciais fornecem nutrientes que auxiliam no funcionamento da mente - porque ajudam na transmissão do impulso nervoso -, além da manutenção da saúde cardiovascular - porque auxiliam na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos -, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Vale lembrar também que o açúcar, o álcool, o colesterol alto e algumas deficiências de vitaminas podem diminuir a capacidade do corpo de assimilar os ácidos graxos essenciais encontrados nos alimentos. Isso é outro motivo que leva muitas pessoas a procurarem a suplementação.

Então qual fonte de ácidos graxos essenciais (EFA) devo escolher?

Existem boas fontes de ácidos graxos essenciais. Para facilitar sua busca separamos abaixo 3 categorias.

Óleo de peixe ômega 3:Óleo de peixe contém uma poderosa forma de ácido graxo essencial chamada de ômega-3; uma gordura boa e saudável. Como a maioria das pessoas segue uma dieta deficiente em "gorduras boas", um consumo maior de ômega-3 está sendo muito procurado por aqueles que procuram melhorar a saúde e a performance.

Óleo de linhaça (semente de linho – flaxseed): O óleo de semente de linho é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios para a saúde.

Óleo de fígado de bacalhau: Ótima fonte de ácidos graxos essenciais.

 

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: