HOME > ARTIGOS

Acabe com a monotonia do treino aeróbico


  Envie esta página a um amigo
 
A dificuldade para manter uma frequência nas atividades aeróbicas pode ser considerado algo comum para os praticantes de exercícios físicos. Esse artigo pretende dar dicas de como tornar o treinamento aeróbico menos monótono e incorporá-lo na sua rotina para sempre.

Para pessoas que buscam emagrecer, essas dicas podem trazer o resultado esperado. Mesmo para você que não busca o emagrecimento como objetivo, o exercício aeróbico é capaz de gerar vários benefícios quando incorporados na sua rotina, sendo muito importante para saúde, como na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, combate à depressão, etc.

O primeiro estímulo para a atividade aeróbica costuma ser o seu poder emagrecedor. Quando você começa a ver os resultados, fica estimulado e sente mais prazer com esta prática. Para evitar a monotonia, seguem algumas dicas:

1 – Faça o tempo passar mais rápido

Ouça música, leia revistas e assista TV. É altamente recomendado um MP3 Playercom músicas agitadas e escolhidas por você. Revistas de boa forma e dicas de fitness também são um excelente estímulo, além de mantê-lo atualizado sobre o que há de novo no mercado de suplementos e exercícios. A TV também é uma boa opção para atividades mais longas.

2 – Varie sempre

Praticar sempre a mesma atividade é a principal causa da monotonia. Para variar, você pode estabelecer metas de tempo x velocidade, aumentar ou diminuir a carga e simular ladeiras. Mas, a melhor opção é variar o aparelho. Assim, além de manter o seu estímulo, você evitará lesões e será mais difícil atingir o platô (platô é quando seu corpo se acostuma com o treinamento e seu rendimento fica estável).

As opções de aparelhos são muitas: bicicletas ergométricas, bicicletas de spinning, esteiras, elípticos, steppers, trampolins, entre outros.

3 – Valorize seu progresso

Isso pode ser medido de duas formas: visualmente e psicologicamente. Visualmente, você perceberá que está emagrecendo mais rápido depois de adotar o treinamento aeróbico. Uma boa idéia é tirar fotos para comparar o "antes" e o "depois". Não se pese todos os dias, apenas uma vez por mês. Se você estiver fazendo musculação, o ideal é medir a sua gordura corporal porque os músculos pesam mais que a gordura e você pode ter a sensação de que não está emagrecendo. Use monitores de gordura para fazer este acompanhamento. Psicologicamente, você aumentará a sua auto-confiança ao notar que os treinos estão ficando fáceis e você já consegue aumentar seu tempo / carga ou velocidade. Recomenda-se manter um diário para que você acompanhe seu progresso. Se puder, estabeleça metas e se dê um presente quando alcançá-las.

4 – Não treine sozinho

Um amigo vai motivá-lo quando você estiver com preguiça, fará com que você mantenha o ritmo e tornará a atividade mais divertida. Esta pessoa deve ter os mesmos objetivos que o seu. Se achar interessante, para criar estímulo faça uma aposta para ver quem perde mais peso, quem deixa de treinar menos vezes ou outro tipo de disputa ligada a meta de vocês.

5 – Adote variações no seu treino

Suas séries de musculação variam de tempos em tempos para que seus músculos não se acostumem ao exercício, e para que você fique sempre estimulado. No trabalho aeróbico você pode fazer a mesma coisa, variando velocidade, inclinação e distância. Isto fará com que você se sinta mais motivado para o treino, além de deixá-lo mais eficaz. Com a ajuda de um monitor cardíaco, você conseguirá acompanhar seus batimentos. Isso é fundamental para manter seu treino na medida certa para a sua saúde e para que seu resultado seja o melhor possível.

6 – Use suplementos

Para otimizar a queima de gordura durante as atividades aeróbicas, os termogênicos são bastante indicados. É recomendável também a ingestão de antioxidantes. Como eles ajudam a manter seu sistema imunológico fortalecido, você ficará menos vulnerável a resfriados e o progresso do seu treinamento não fica prejudicado. Os BCAA's ajudam a inibir o desgaste muscular, além de aumentar sua resistência. Os Sports Drinks são fontes importantes de carboidratos e eletrólitos e são fundamentais nos treinos mais intensos.

Essas dicas são de grande importância para que você possa incorporar definitivamente a atividade aeróbica à sua rotina sem deixar a monotonia dominar o ritmo dos seus exercícios físicos diários.

Produtos Relacionados:


Voltar