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Tae bo, a grande sensação nas academias


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Se você está entediado com sua rotina de exercícios físicos, pode estar na hora de começar uma das ginásticas mais quentes do momento. Kickboxing aeróbica, também chamado de Tae bo, é uma mistura de boxe, artes marciais e aeróbicas que oferece um intenso exercício e um treinamento de todo o corpo.

Ele mistura rotinas de cansativos exercícios que fortalecem o corpo e a mente, diminuem o stress e aprimoram os reflexos enquanto aumentam sua resistência e seu poder cardiovascular. Apesar de ter suas raízes nas artes marciais, o kickboxing aeróbica, se feito com cuidado, é muito seguro e estimulante.

Muitas pessoas são atraídas para o kickboxing aeróbica porque ele aumenta a auto-estima enquanto queima uma média de 500 a 800 calorias por hora, ao invés das 300 a 400 calorias tipicamente queimadas em uma hora de aula de aeróbica comum. Mas antes de fazer a primeira aula, considere alguns dos fundamentos deste intenso treinamento.

Como está a sua condição física atual:

Lembre-se que muitas academias não oferecem aulas que estão baseadas em progressão. Mesmo que sua atual rotina de exercícios físicos envolva muito suor e esforço, é preciso ter calma no início enquanto o seu corpo se adapta aos movimentos do kickboxing.

Por este motivo, durante as primeiras aulas uma sessão muito longa de kickboxing aeróbica pode não ser o indicado. O melhor a fazer é aumentar a duração e intensidade conforme o aumento do número de aulas, assim você estará adaptado aos movimentos e com a resistência e preparo mais desenvolvidos.

Se familiarize com os fundamentos:

Lembre-se de fazer um aquecimento adequado e preste muita atenção na correta execução dos movimentos. Uma aula deve começar com alongamentos básicos e uma leve atividade cardiovascular de aquecimento. Esta pode incluir flexões ou uma leve corrida em volta da sala de ginástica.

Uma típica rotina de kickboxing aeróbica envolve uma série de socos repetitivos alternando com chutes, e movimentos que simulam golpes de kickboxing. A repetição ajuda os participantes a se concentrarem em uma forma adequada de execução enquanto forçam diversos grupos musculares e adquirem um treinamento cardio-vascular forte.

Depois que a seção principal da aula acaba, alongamentos e alguns exercícios de chão são executados para ajudar a baixar o ritmo cardíaco e de intensidade do esforço muscular.

Dicas especiais para iniciantes:

Ao frequentar as primeiras aulas, iniciantes tem que prestar atenção para:

  • Evite usar pesos tipo o de amarrar nas pernas e braços ou segurar alteres ao dar socos e chutes. Isso causa um grande stress nas juntas e aumenta o risco de contusão.
  • Evite extender demais as pernas e braços ao chutar e socar.Não comece a dar chutes e socos que exijam muito de sua flexibilidade. Iniciantes devem evitar chutes altos até que se acostumem à rotina de exercíciose se tornem mais flexíveis. Progrida lentamente e mantenha seus chutes baixos, especialmente os chutes laterais. Lembre-se que chutes são uma arma especial contra as pernas do adversário e socos contra a cabeça do adversário. Não se comporte como se você estivesse chutando a cabeça de seu oponente - você deve "chutar as pernas".
  • Não ceda à pressão de outros participantes. Não ceda à pressão de amigos ou de outros alunos a exercitar-se além da fadiga.
  • Use roupas confortáveis. Use roupas soltas que permitam a liberdade de movimento durante seu treinamento de kickboxing
  • Beba bastante água! Na empolgação das primeiras aulas, você acaba esquecendo a importância da água para o seu corpo e acaba ficando desidratado. Para evitar que isso aconteça, beba água antes, durante e depois das aulas.
  • Não faça mais de três aulas de Kickboxing aeróbica por semana. Comece com só uma aula por semana e gradualmente adicione outras;mas não mais que três (a menos que você também esteja fazendo alguma outra forma de artes marciais ou outro esporte que exija muito do seu corpo).
  • Procure um programa de aulas por intervalo. Um programa de kickboxing aeróbica que segue um formato de treinamento por intervalo alternará seções de trabalho de alta-intensidade com períodos de recuperação nos quais são executados movimentos lentos. Ao escolher o programa de treinamento por intervalo, você reduz as chances de exaustão física e sacrifício da forma boa.
  • Escolha um instrutor que oferece um ensino progressivo. Seu instrutor deve ser um profissional da área de educação fisica habilitado para dar aulas. Além disso, ele deve possuir uma base em boxe e artes marciais. Ele ou ela deve lhe dar instruções específicas de como executar os movimentos, corrigir possíveis erros e acompanhar seu progresso.
  • Se permita ser um iniciante. Procure um programa simples que não tenha uma coreografia complicada, extenuante e nem um ritmo tão acelerado.
  • Cuidado com o tênis que vai usar. Se você usar tênis de corrida para fazer as aulas, você corre o risco de torcer o tornozelo.
  • Faça sempe um aquecimento. Seu aquecimento deve ser específico para a aula e deve incluir alongamento dinâmico e estático juntamente com chutes e socos leves.
Além destas dicas, procure perguntar ao seu instrutor mais sobre o treinamento. Kickboxing aeróbico é uma combinação de várias artes marciais e movimentos de aeróbica. Alguns intrutores podem ter experiência em artes marciais e não ter experiência em aeróbica ou vice-versa. Certifique-se que ele é uma pessoa qualificada para dar a aula. Após algumas aulas, você já se sentirá bem mais a vontade e dará socos e chutes com mais facilidade.

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